28/08/09

Borrego assado no forno de lenha

E para terminar esta série de receitas da festa termino com o fantástico do borrego...
Esse sim fez a festa... e sozinho :)
É delicioso sempre, feito no fantástico forno de lenha da tia, o sabor é simplesmente indescritivel...
Estou a ficar com água na boca, só de recordar... HEHEHE...



Ingredientes
borrego
batatas
mta cebola rodelas
alho
louro
salsa
1 pimento
1 calice aguardente
1 fio azeite
oregaos
sal
vinho branco
colorau
2 tomates maduros

Preparação
Depois de cortado o borrego em pedaços, colocá-los num recipiente grande.
Por cima colocar muita cebola cortada às rodelas, bastante alho picadinho, louro e salsa picada.
Colocar também um pimento, o cálice de aguardente um fio de azeite, os tomates madurinhas e temperar com sal a gosto.
Polvilhar tudo com oregãos, e bastante colorau.
Regar com vinho branco.

No dia dispor a carne num tabuleiro de barro, colocar batatas em volta e os restantes ingredientes, depois regar com molho...
Dependendo do forno onde será feita a carne, a quantidade de molho varia.
Por exemplo no forno de lenha é necessário mais molho, pois tem tendência a secar mais...
Mas pode-se ir acrescentando molho conforme achar necessário.

Levar ao forno a lenha, ou em outro qualquer...

Demora cerca de 1:30 a estar pronto, e quando estiver bem...
O melhor é sentarem-se todos à mesa e apreciarem este delicioso borreguinho, que deixa um gosto na boca daqueles de... quero mais...

9 comentários:

»¤Þ䵣䤫 disse...

Excelente receita... me agradou mto...
Parabéns pelo blog...
assim q der um tempinho faça uma visita em

http://www.paulacavequia.blogspot.com

lá vc irá encontrar deliciosas receitas, não deixe de participar, gostaria mto de lhe ter como membro no meu blog... dê sua sugestão, critica, opinião...

Piteca disse...

Hummm...Eu adoro borrego! Penso que sou a unica em toda a familia que gosta, mas não deixo de o fazer, é uma maravilha! Ficou óptimo o teu, excelente aspecto!!
Bjcas.

sonia disse...

o Bruno ja me pediu para fazer um dia no forno. nunca cozinhei borrego e tenho receio se nao ficar bem temperado que nao goste muitoi. mas esse tem um aspecto divinal. quem sabe sabe.beijos

micas disse...

Amiga, que delicia, eu amoooooo borrego assado no forno de lenha, um verdadeiro piteu.
Beijinhos

Manuela L. disse...

Adoro borrego, mas sou a unica lá em casa, por isso nao faço muito:(
Mas este teu borrego ja marchava:)
bjs*

Isabel Pisoeiro disse...

Ui imagino como deve ter ficado delicioso esse borrego!! No forno a lenha... fica sempre com óptimo sabor! :p
Que bom aspecto!! Hmmm

moranguita disse...

mas que bom ate se deve desfazer essa carninha.
o meu menino adora essa carne.
beijinhos e bom fim de semana carla

gasparzinha disse...

Em casa dos meus pais tb se faz cabrito no forno a lenha, mas só na Páscoa...

Que maravilha, devia estar tãaaao bom! :)

Beijinhos.

argas disse...

Tem um aspecto divinal! :|

Related Posts with Thumbnails