29/09/09

Doce de frutas aromatizado com cardamomo

Chegou a altura dos doces e das compotas.
Não há nada melhor do que uma fatia de pão quentinho e uma colherada de doce por cima, ou num belo crepe, numa bolacha... Não importa...

Adaptei esta receitinha que vi no blog da Luisa e pela primeira vez experimentei aromatizar com cardamomo...
Bem adorei o sabor que deixa na boca.
É mesmo bom...
Adorei e vou fazer mais experiências com esta delícia... :)

Este doce é bem adaptável ao gosto de cada um, e também de quando queremos aproveitar aquela fruta que está a ficar um pouco passada.
Eu aproveitei peras, tres variedades diferentes de maçãs e pessegos.



Ingredientes
1,3kg fruta madura
1 limão
500g açúcar
2 pau de canela
1 col sobremesa de cardamomo em pó

Preparação na Bimby
Descasque a fruta, e corte em pedaços, vá colocando no copo até atingir o peso certo.
Por cima coloque o açúcar, o cardamomo e o limão (retirando primeiro toda a parte branca) e triturar 7 seg, vel 5.
De seguida, coloque o pau de canela e programe 11 min, temp 100º, vel 2.
Quando terminar programe agora mais 11 min, temp varoma, vel 2 sem o copinho da tampa.
Coloque o cesto em cima da tampa para evitar os famosos salpicos.

Preparação Convencional
Descasque a fruta e corte em pedaços, vá colocando num tacho até atingir o peso certo.
Por cima coloque o açúcar, o cardamomo e o limão (retirando primeiro toda a parte branca).
De seguida, coloque o pau de canela.
Deixe cozer em lume brando mexendo sempre.
No final passar a máquina da sopa e deixar a gosto.

12 comentários:

Smas disse...

Humm, eu adoro cardamomo, e estou com imensa vontade de experimentar estes doces com cardamomo.

SoraiaSilva disse...

Eu também já tenho o cardamomo para experimenta.. estou ansiosa :P
O teu doce está com uma cor linda e é sempre óptima maneira de aproveitar fruta madura!!
beijinhos*

Manuela L. disse...

Esse docinho ficou mm no ponto! delicioso!
bjs

Luísa Alexandra disse...

Também gosto imenso do sabor que o cardamomo dá aos doces e compotas, fica sem dúvida muito mais saboroso.

Rose disse...

Oiii que legal, finalmente uma receitinha onde posso usar os cardamomos que comprei pra fazer o chay...Bjinhus!!!

Romy disse...

Que maravilha!!! Deve ter ficado uma delicia só ;-)

Belinha disse...

deve ter ficado uma delicia...mas eu ainda n encontrei por aki cardamomo:( snif snif! pd ser k um dia csg o bendito espécime pra experimentar bjinho!

Carlinha disse...

É uma delicia mesmo...
Todos os dias como pelo menos uma fatia de pao com este delicioso docinho...
E a proxima experiencia é aromatizar um bolinho tb...:)

Belinha és de Viseu, certo?
Eu encontrei o cardamomo mesmo ao pé do meu emprego, uma sorte enorme :)
So ainda não encontrei a cuajada, mas também ainda não fui ao el corte ingles...
Preguiça :)

Fatias Douradas disse...

A receita está óptima. Ainda não abri a época dos doces. Mas no próximo feriado...
Bj

Mary disse...

Bela forma de aproveitar frutas! Às vezes faço colecção de maçã, bananas, pêras e laranjas que ninguém come...este doce com cardamomo é uma excelente sugestão!:)

moranguita disse...

eu já usei cardomomo num doce.
agora tenho que experimentar em bolinhos.
vamos la ver se faço estes dias.
esta uma maravilha este doocinho.
beijinhos

Anónimo disse...

Good article, thanks. I signed to your rss feed!

Related Posts with Thumbnails