21/10/09

Arroz de tortulhos

Nestes dias de outono e principalmente após as primeiras chuvas começam a surgir ops primeiros tortulhos.
Tortulhos são cogumelos que surgem nos campos que não são cultivados, conseguem-se distinguir bela sua forma dos que não comestiveis...
Estes maravilhosos cogumelos são deliciosos com arroz, simplesmente com arroz.
Quando a quantidade é muito, não é preciso mais nada, pois eles já fazem a festa.



Na semana passada como estive na minha aldeia uma vizinha amiga deu-nos alguns e então fizemos uma deliciosa refeição que me deixou com saudades do tempo que corria pela manha nos campos à procura deles...



Ingredientes
tortulhos q.b.
2 col sopa de azeite
1 cebola
2 alhos
sal e pimenta q.b.
1 tomate ou polpa
arroz

Preparação
Quando se apanham os tortulhos devem cortar-se aos pedaços retirando as partes que já não estão boas para comer, devem ficar como está na primeira imagem.
Lavam-se muito bem com água quente para retirar o resto de terra que ainda possam conter.
Só se lavam quando for para cozinhar.

Refogar a cebola e o alho em azeite.
Juntar o tomate e depois de tudo desfeito triturar caso se queira o molho mais lisinho.
Acrescentar os tortulhos.
Eles largam bastante água por isso convém deixar cozinhar um bocado.
Temperar de sal e pimenta.
Juntar a água necessária e quando esta levantar fervura acrescentar o arroz.
Pode-se comer assim apenas ou acompanhar com carne grelhada.

15 comentários:

Missy disse...

agora é que me ri !!!!!!!
aqui na minha zona tortulhos é um prato (que detesto!!!!!!!!) e que não tem nada a ver com os teus cogumelos !

Digo, adoraria conhecer os cogumelos silvestres e poder andar nos montes a colher, mas jamais me aventuraria !!!!

mas este teu arroz deve de ficar muito bom com outro tipo de cogumelos.

bjka

comilinhas disse...

Este arroz parece-me muito bom, obrigada pela partilha.
Pena é que não hajam Tortulhos por aí à venda.

Beijocas

Luísa Alexandra disse...

Não conheço esse tipo de cogumelos, mas devem ser bons.

Anabela disse...

não conheço esses tortulhos,bjs

Pratos da Bela disse...

que aspecto óptimo...
Jinhos fofos

argas disse...

Adoro, adoro, adoro esses cogumelos! Por cá chamam-se púcaras! São os melhores cogumelos que já provei! Nesse arrozinho, devem ficar 5 estrelas! bjinho

ameixa seca disse...

Já ouvi falar mas nunca comi. Ainda não conheço nenhum cogumelo que eu não goste. Acho que ia adorar tortulhos :)

Carlinha disse...

Cogumelos são sempre cogumelos e este arrozinho pode ser feito com qualquer tipo deles...
Mas como disse a argas, são os melhores q já comi.
Provavelmente por serem colhidos, lavados e cozinhados. O sabor caseirinho, nhami... :) aiii... :)

É giro andar pelos campos à procura de cogumelos, mas quem não está acostumado deve fazer como eu fazia no inicio, ir com alguém que os saiba distinguir... porque nesta altura o que há mais nos campos são cogumelos, mas poucos são comestiveis...

Rachel disse...

Não conhecia essa beleza, parecem microfones :-)
Mas eu adoro cogumelos, por isso esses também devem ser óptimos.

Bjs

Mary disse...

É uma novidade para mim...tenho ouvido falar, mas nunca os provei.
Dava umas colheradas no teu arroz para fazer o gosto ao dente!:)

Romy disse...

Fantástico... aos anos que não como :-)
Agora fiquei com saudades :-D

Isabelocas disse...

Quando vi o nome nem imaginava o que era, mas gosto muito de arroz de cogumelos.
Bjs

RUTE disse...

Desconhecia os tortulhos. São bem diferentes dos outros. Fiquei curiosa quanto ao sabor.

carlos disse...

Adoro esses cogumelos (macrolepiota procera)também conhecidos por frades.
Sugestão: Experimenta fazer o arroz sem o tomate.
...e com ovos mexidos.
Mas arroz, e até açorda, de cogumelos é com (amanita ponderosa)ou cilercas, como são conhecidos na charneca ribatejana.
Aparecem entre Fevereiro e Maio.

PATRICIA MORAIS disse...

Olha Carlita, a tua receita é muito boa, eu e minha famlia somos grandes areciadores e tabem comercalizamos. Se voce ou alguem que visite o teu blogger estiverem interessados é so ligar, meu numero é 968944801, chamo-me Patricia, é muito seguro e temos a quantidade que desejarem. obrigada e beiijinhos.
patriciamorais09@hotmail.com
NAO QUIS USAR A TUA PAGINA PARA RECLAME,É QUE SEI QUE A MUITA GENTE K GOSTA E NAO SABE COMO ENCONTRAR. PEÇO DESCULPAS.

Related Posts with Thumbnails